Família, berço da Sagrada Família

Família é a expressão do Amor de Deus
20 de novembro de 2015

Família, berço da Sagrada Família

     A Família é a primeira comunidade de vida e Amor, o primeiro ambiente em que o homem pode aprender a amar e a sentir-se amado não só por outras pessoas, mas também e acima de tudo por Deus. Isso é Sagrado para aqueles que dão valor à Família, pois sem ela a realização pessoal é quase que incerta. Embora saibamos que fomos criados para nascer do ventre de uma Mulher para nos tornarmos participantes de uma Família Sagrada, o Filho de Deus, vindo ao mundo, quis inserir-se como todos os homens em um núcleo Familiar.

     Sabemos que, pelas condições singulares das relações entre Maria e José, fosse sua Família totalmente excepcional, no bom sentido, o Filho de Deus, com sua encarnação, de certa forma uniu-se a todos os homens. Trabalhou com mãos de homem e amou com coração de homem. Nasceu da Virgem Maria, fez-se verdadeiramente um de nós, em tudo semelhante a nós, exceto no pecado. Portanto, se Cristo “manifesta plenamente o homem ao próprio homem”, o faz começando pela Família em que escolheu para nascer e crescer. É sabido que Jesus teve grande parte de sua vida oculta transcorrida em Nazaré: “submisso” (Lc 2, 51), como “filho do homem”, a Maria sua Mãe e a José o carpinteiro. Esta “obediência filial” não é a primeira expressão daquela sua obediência ao Pai, “até a morte” (Fl 2, 8), mediante a qual redimiu o mundo? Jesus quis ser exemplo a todos os homens e mostrar que dentro de cada um existe algo Sagrado e, por causa disso, todo homem tem a capacidade de constituir uma Família que seja Berço da Sagrada Família.

     Esses valores Espirituais precisam ser resgatados em um mundo cujos mesmos estão se perdendo por causa do individualismo, e até mesmo do egoísmo, que tem afastado as pessoas não só de Deus, mas também de suas próprias Famílias. Penso que o homem moderno está perdendo a Vocação de Ser Família, talvez pelo fato de estar preocupado com outros afazeres que se tornaram, quem sabe, mais importantes do que ter um olhar de AMOR especial voltado à sua Família.

     Família é tudo. É o motor de toda a sociedade. Ela dita a direção seja para o bem ou para o mal; se aqueles que têm Família aceitarem ser o Berço da Sagrada Família, a sociedade só tem a ganhar, pois nenhum plano econômico é capaz de devolver a paz e o bem-estar de uma Nação se não valorizar e respeitar a Família como ápice de toda a história da humanidade.

     O saudoso Papa João Paulo II dizia: “As Famílias de hoje estão chamadas a seguir este exemplo tão bonito que Jesus quis oferecer, tentando imitar as virtudes que a Sagrada Família vivia: simplicidade, bondade, humildade, caridade, laboriosidade, etc.”. São essas virtudes que tornarão as Famílias de hoje Sagradas e comprometidas com os atributos de Deus.

     A Família deve ser uma escola de virtudes. O lugar onde crescem os filhos, onde se modela sua personalidade, inteligência e sua vontade. É aonde cada membro aprende a ser um bom cristão. O lugar em que se ensina o caminho para chegar a Deus com Amor e carinho.

     A salvação do mundo veio através do coração da Sagrada Família. Jesus nascerá em cada Família através do Amor dos pais pelos filhos e dos filhos pelos pais, dando testemunho de Amor cristão e convertendo-se em uma “Igreja doméstica”. A Família realizará esta missão como “Igreja doméstica”, como comunidade de fé que vive na esperança e no Amor a serviço de Deus. Para realizar sua missão, é necessário que a Família se nutra com a Palavra de Deus e com a participação na vida sacramental, especialmente no sacramento da Reconciliação e da Eucaristia. As formas tradicionais e recentes de piedade, especialmente as que se referem à Santíssima Virgem, ajudam muito a aumentar a piedade e a graça que tem como escopo o Berço da Sagrada Família.

     A Comunidade Restauração tem como princípio o resgate desses valores através da Restauração. Nós já estamos aprendendo a valorizar nossas Famílias para depois restaurar outras e levá-las ao Berço da Sagrada Família. Esta missão é árdua já que muitas são as provações que enfrentamos, pois estamos na contramão da sociedade que tem como lema “o não preconceito”, onde tudo é permitido, tudo deve ser respeitado. Mas desde o momento em que o homem tenta desvirtuar dos verdadeiros valores morais e religiosos, devemos estar de prontidão para assegurar e preservar a Verdade Plena, juntamente com os seus valores.

     Ser Berço da Sagrada Família é assumir Maria e José como nossos Pais e Jesus como nosso Irmão mais velho. Assim você deve olhar para a sua Família: com alegria e satisfação, porque ela é o maior Dom de Deus.

Padre Fernando

Fundador