A Família segundo o Coração de Jesus

Família, Mistério de Deus
20 de novembro de 2015
A Igreja e os Jovens Revolucionários
20 de novembro de 2015

A Família segundo o Coração de Jesus

     Hoje, mais do que nunca, as Famílias precisam buscar na fonte os valores que outrora faziam parte do dia a dia dos relacionamentos familiares. Principalmente, o valor de desejar novamente ser uma Família segundo o Coração de Jesus, pois, caso contrário, elas serão aniquiladas pelos falsos valores que hoje estão destruindo e desfigurando a Família.

      Abandonar esses falsos valores significa voltar a originalidade daquilo que é a Família, onde o Amor, a simplicidade e a obediência constituem valores primordiais para mantê-la sempre unida. Outrora, os filhos eram mais obedientes, sabiam honrar e respeitar seus pais e isto prova que, no lar, a última palavra sempre foi do pai e da mãe. Por conta deste comportamento, os filhos não demostravam medo, mas RESPEITO, e isto porque conseguiam ver em seus pais um coração segundo o Coração de Jesus, e assim queriam ser depois da maioridade.

     As Famílias que se dizem “modernas” perderam essa consciência do que é uma Família segundo o Coração de Jesus. Elas preferem um amor sem compromisso, sem perspectiva, sem sonhos e cuidados; buscam no material a sua felicidade e na tecnologia as suas realizações; ou seja, muitas não olham mais para dentro de seus corações por medo de serem acusadas de negligência espiritual. É como se Deus não existisse, mas o “deus” do dinheiro, do prazer e da satisfação de ter tornaram-se a “espiritualidade” de muitas Famílias, e isso explica o porquê de tanta separação e abandono de filhos, tornando-os carentes de Amor e de colo por não terem em suas Famílias um pai e uma mãe segundo o Coração de Jesus.

     Podemos reverter esta situação? Eu digo que sim, e a via para que isso aconteça é fazer com que as Famílias de hoje retornem ao primeiro Amor, isto é, voltem a desejar ser uma Família segundo o Coração de Jesus, abandonando as falsas ilusões, os apegos ao dinheiro, a vaidade, ao orgulho, a indiferença, a falsa educação, aos falsos valores, a busca do ter, a falsa espiritualidade e o receio da Igreja e passem a olhar para o Coração de Jesus como fonte para tornar a Família um lugar de Amor, repleta de amabilidade, brandura, respeito, obediência, fé e verdadeira educação; um lugar de oração, comunhão, simplicidade no Espírito Santo e, por fim, um lugar onde o Sagrado Coração de Jesus tem toda autonomia para agir e Restaurar.

     Desta forma, posso dizer que a grande realização de uma Família acontece quando ela se volta para o Sagrado Coração de Jesus. Lá está a fonte do Amor que é derramado abundantemente em Sangue e Água; em que o Sangue tem como escopo curar as feridas enquanto que a Água purifica e Restaura, tornando, assim, o coração da Família um lugar abençoado onde a própria Família vai encontrar a paz e o sentido da sua existência.

      Neste contexto, desafio muitas Famílias a deixarem de lado a vida velha, onde não existe esperança, e buscarem olhar para um só Coração, o Coração de Jesus; pois o coração do mundo é enganoso e vai continuar sempre assim, enquanto que buscar na fonte certa o Amor Restaurador fará com que a Família tenha o coração do verdadeiro Amor, encontrado na Cruz. Para isto, é preciso acreditar nesse Amor que é o fundamento para todas as Famílias e que se revela quando fixamos o olhar no Sagrado Coração, onde Jesus aponta o dedo indicador para o Seu próprio Coração querendo dizer a todas as Famílias: “é aqui que encontrareis o descanso, o alívio, a paz, a cura, a restauração, a graça e, principalmente, o meu Amor”. Esta atitude, de olhar para o Coração de Jesus, fará com que as Famílias voltem à sua verdadeira vocação de expressar, na Criação, os sonhos de Deus.

      Uma Família segundo o Coração de Jesus não é uma utopia, mas uma realidade que supera todos os projetos da humanidade. Nem mesmo as melhores tecnologias são capazes de criar um coração de onde emana o Amor, que tem como intuito tornar a Família o patrimônio mais importante do que qualquer coisa existente neste mundo.

      Deus abençoe a sua Família! Rezo para que ela se torne uma Família segundo o Coração de Jesus e possa se libertar de situações que venham a destruir ou distanciar você da sua própria Família. Nunca deixe de buscar no Coração de Jesus o Amor que dá sentido à sua Família e lembre-se: só seremos capazes de Amar incondicionalmente a nossa Família quando permitirmos que a ela se torne uma Família segundo o Coração de Jesus.

Pe. Fernando Gonçalves

Fundador